3º Festirua On-line Festival Internacional de Teatro e Títeres de Rua – Outubro de 2021 Inscrições até 20 de agosto

18 ago, 2021 | Destaques

Últimos dias para se inscrever no 3º Festival Internacional de Teatro e Títeres de Rua

As inscrições vão até 20 de agosto. Podem participar espetáculos de teatro de bonecos e workshops tutoriais do mesmo tema

Estão abertas até 20 de agosto, sexta-feira, as inscrições para o do 3º Festirua On-line – Festival Internacional de Teatro e Títeres de Rua. Nesta convocatória, podem participar artistas, grupos e companhias com vídeos de espetáculos e de workshops tutoriais de teatro de bonecos. Ao todo, 40 vídeos serão selecionados para compor a programação do Festirua, de 1º a 30 de outubro deste ano.

A convocatória é gratuita e cada participante pode submeter uma ou mais inscrições. Os vídeos e workshops poderão ser inéditos ou não, e serão selecionados por uma curadoria especializada. O processo seletivo acontece em duas etapas: a primeira é a habilitação, com análise técnica das inscrições; a segunda é a análise artística das propostas habilitadas.

Conforme Sandra Baron, coordenadora do projeto, esta edição on-line do Festirua propõe uma programação de apresentações teatrais, palestras e workshops com exibição de espetáculos gravados por artistas do Brasil e de várias partes do mundo. “É um momento ímpar na história do Festival, pois vamos ampliar a abrangência do Festirua e levar às crianças, comunidade e turistas uma programação de qualidade e totalmente gratuita. É mais entretenimento e cultura chegando na casa de cada uma das famílias e com amplitude mundial”, comemora a idealizadora do projeto.

Esta edição on-line do Festirua traz como diferencial o alcance para os diversos públicos, como também possibilita a participação dos artistas em nível nacional e internacional, já que os espetáculos serão gravados e transmitidos pelo site do Festival. Com isso, a previsão é que companhias que até então não tinham participado no formato presencial possam fazer parte da programação on-line. “Queremos contribuir para o intercâmbio artístico internacional, garantindo acessibilidade, democratização e troca de experiências na arte cênica do teatro de bonecos”, finaliza Sandra.

O evento é uma realização da Cia Sandra Baron por meio da Lei de Inventivo à Cultura e conta com o apoio da iniciativa privada e do setor público.

Ficou interessado no assunto? Participe! As inscrições seguem até 20 de agosto: Inscrições

Sobre o Festival

O 3º Festirua é um festival de artes cênicas com foco no teatro de bonecos. Contempla uma programação rica em apresentações teatrais, lives e workshops, com exibição de vídeos de espetáculos de teatro de bonecos de artistas do Brasil e de várias partes do mundo.

Além da programação durante o evento, o projeto conta com uma oficina que inicia antes do festival, uma palestrasobre teatro de bonecos, uma roda de negócios e ainda, se as condições sanitárias da pandemia permitirem, apresentações teatrais presenciais em espaços alternativos de Bombinhas, Itapema e Porto Belo.

As edições de 2018 e 2019 geraram 187 mil visualizações na internet e mais de 5.000 crianças assistiram aos espetáculos e participaram de oficinas de teatro de bonecos. Em 2020, a edição não foi realizada em função da pandemia de Covid-19.

Acompanhe também nossas redes: @festiruaon e facebook.com/FestiruaOn. Esclarecimentos pelo endereço eletrônico festiruacomunicacao@gmail.com.