TEATRO DE SOMBRAS ABRE SÉRIE DE LIVES DO 3º FESTIRUA

30 set, 2021 | Destaques, Eventos

Os Caiapós e o Velho Diabo – Cia Libélulas – SP

Estreia, dia 2 de outubro, uma série de transmissões ao vivo com temas relacionados ao teatro de bonecos e com a presença de renomados artistas deste segmento cultural. Às 19 horas, do dia 2 de outubro, no canal do YouTube , será a vez de troca de ideias e conhecimento sobre Teatro de Sombras. Esta primeira roda de conversa, que nomeamos de “Mesa 1”  faz parte da programação do 3º Festirua – Festival Internacional de Teatro e Títeres de Rua, que acontece de 1º a 30 de outubro, com workshops e espetáculos on-line e presenciais.

Durante essa mesa redonda, os artistas Daiane Baumgartner (SP), Alexandre Fávero (Cia Teatro Lumbra – RS), Marcello Andrade dos Santos (Companhia Karagozwk – PR) e Sandra Lane (MG) vão falar sobre teatro de sombras, que é uma das linguagens do teatro de animação onde, para se contar uma história, são projetadas sombras numa tela, pano ou parede. O teatro de sombras é uma arte milenar que surgiu no sudeste da Ásia e vários espetáculos dessa modalidade estão presentes no Festirua e podem ser apreciadas pelo público de todas as idades, em qualquer dia e horário durante o período de 1º a 30 de outubro na plataforma de filmes Filmjoin, através do site www.festirua.com.br 

No teatro de sombras, o artista manipula o boneco entre uma luz e uma tela, o que faz com que o espectador, diante da tela, veja apenas a sombra do boneco. “É uma linguagem que desperta a curiosidade de qualquer pessoa que assiste, esta live portanto, será uma oportunidade para o espectador descobrir e compreender como foi feita aquela sombra, que material foi usado, quais as variantes dessa técnica, quanta pesquisa, trabalho e empenho o artista investiu para obter aquele resultado. Enfim, é uma forma poder falar com o artista, como se faz no presencial logo após o espetáculo, só que desta vez interagindo no chat da live através perguntas.”, destaca Sandra Baron, atriz, produtora cultural e coordenadora do Festirua.

Sandra ressalta ainda que esta live é uma oportunidade também de aperfeiçoamento, aprendizado e formação para os artistas e interessados. “São pessoas renomadas neste segmento cultural, de diversas partes do Brasil, que vão compartilhar conosco experiências que podem ser aplicadas em nosso trabalho teatral e nas nossas relações com os bonecos”, reforça a coordenadora.

O evento é uma realização da Cia Sandra Baron por meio do Ministério do Turismo, Secretaria Especial da Cultura e Lei Federal de Incentivo à Cultura. O projeto conta ainda com o apoio das prefeituras de Bombinhas, Itapema e Porto Belo.

Aproveite a oportunidade e participe! Dia 2 de outubro, às 19 horas, no canal do YouTube

3º Festirua – Festival Internacional de Teatro e Títeres de Rua

De 1º a 30 de outubro, crianças e adultos de todas as idades têm a oportunidade de assistir espetáculos de teatros de bonecos em uma rica programação que traz companhias nacionais e internacionais. São 30 dias de apresentações do universo lúdico de bonecos, capaz de encantar crianças e reavivar sonhos em adultos. 

A terceira edição do Festirua – Festival Internacional de Teatro e Títeres de Rua, apresenta 30 companhias selecionadas, sendo seis internacionais e 24 nacionais de sete estados brasileiros. O Festival oferece, gratuitamente, 25 espetáculos de teatro de animação e três tutorias de como fazer teatro de bonecos. Além de toda essa programação on-line, que fica disponível no site www.festirua.com.br , dois espetáculos se apresentarão de forma presencial, para toda a comunidade, no dia 10/10 as 16h no Balaio Cultural e 12/10 as 16h na 9ª Festa das Crianças, ambas em Bombinhas. No dia 15/10 as 9h30 no Palco das Artes em Porto Belo e as 15h30 no Espaço Cultural Nelson Santos (antigo mercado público) em Itapema.

Além dos vídeos dos espetáculos, o público terá a oportunidade de acompanhar transmissões ao vivo, no canal da Cia Sandra Baron no YouTube, sobre teatro de sombra, marionetes de fio, manipulação direta, lambe-lambe e bonecos de luva. O argentino, ex Titiritero de Banfiel, Sergio Mercúrio, fará a palestra on-line “Teatro de Animação: Novos Modos”. A programação conta ainda com uma aula virtual do bonequeiro Bernd Ogrodnik, da Islândia, marionetista do filme STRINGS e um dos maiores construtores de marionetes de madeira do mundo.

Sobre os palestrantes

Daiane Baumgartner (SP)

E a Casa Caiu – Daiane Baumgartner – SP – Brasil

Daiane Baumgartner é marionetista, pesquisadora da linguagem das formas animadas e produtora cultural. Foi coordenadora, pesquisadora, atriz-sombrista e bonequeira da Companhia da Sombra, onde pesquisou a linguagem do teatro de sombras e suas relações com o gênero do horror. Daiane se dedica a pesquisas no campo do Teatro de Formas Animadas investigando as linguagens de Teatro de sombras, teatro lambe-lambe e bonecos-híbridos se debruçando sobre formas de construção de bonecos, cenas e dramaturgias. Seu espetáculo “E a Casa Caiu” foi selecionado e está na programação on-line do 3º festirua. 

Alexandre Fávero (Cia Teatro Lumbra – RS)

Criaturas de Literatura, O pequeno Príncipe – Cia Teatro Lumbra – RS

Diretor, ator, cenógrafo, iluminador, encenador, sombrista e fundador da Cia Teatro Lumbra, de Porto Alegre/RS, Fávero é autodidata com prêmios nacionais e internacionais em artes cênicas. Em seu processo de criação com a linguagem das sombras e das luzes utiliza diferentes conhecimentos e saberes para investigar conceitos estéticos, técnicos e poéticos. Seu espetáculo “Criaturas da Literatura – O Pequeno Príncipe” também foi selecionado e está na programação on-line do 3º festirua. 

Marcello Andrade dos Santos (Companhia Karagozwk – PR)

Workshop Oficina de Teatro de Sombra – Companhia Karagozwk – PR

Marcello estudou teatro de sombras no Instituto del Teatro de Sevilla (Espanha) com o mestre Jean Pierre Lescot. O artista é citado pelo Dicionário do Teatro Brasileiro como referência no Brasil na prática desta arte. Em 2012, A Companhia Karagozwk obteve ótimo resultado de público e crítica com “Buanga, a noiva da chuva” premiada com dois Troféus Gralha Azul de Melhor Direção Infantil para Marcello Andrade dos Santos e Melhor Trilha Sonora para Celso Piratta Loch. Marcello foi selecionado com seu workshop tutorial “Oficina de Teatro de Sombras” e também faz parte da programação on-line do 3º festirua. 

Sandra Lane (MG)

Inércia – Sandra Lane – MG

Sandra Lane é atriz-sombrista, escritora, contadora de histórias com pesquisas na área da cultura popular e dos recursos auxiliares na arte de contar histórias. Especialista em arte-educação da palavra oral à escrita, gestão cultural e alfabetização, e graduada em Artes Plásticas pela Guignard.  Fundadora da Cia Tutóia Teatro de Sombras e membro da Rede de Bonequeiras Brasileiras, Coletivo EmCaixa e da Red Internacional de Cuentacuentos. Sandra trouxe para o Festirua o espetáculo kamishibai  “Inércia” e participa como selecionado no 3º Festirua na programação on-line. 

Damián Bojorque (El Gecko Con Botas – Espanha)

Contos Que As Sombras Contam – El Gecko Con Botas – Espanha

Damián Bojorque é  diretor, ator e dramaturgo argentino, radicado na Espanha.
Damián dedica-se ao teatro há mais de quinze anos. Já atuou em diversas produções, dirigiu seus próprios projetos. Premiado e reconhecido por alguns de seus trabalhos como ator, diretor e dramaturgo.

Fique atento!

O quê: Mesa redonda 1 – Teatro de Sombra, com DAIANE BAUMGARTNER (SP), ALEXANDRE FÁVERO (Cia Teatro Lumbra – RS), MARCELLO ANDRADE DOS SANTOS (Companhia Karagozwk – PR) e SANDRA LANE (MG).

Quando: 2 de outubro de 2021.

Onde: YouTube

Assunto: Teatro de sombras.

Informações: www.festirua.com.br 

Informações para imprensa: Michele Prada – [email protected] – +55 (47) 98411-5156