Universo do teatro de animação será tema de palestra com argentino Sergio Mercúrio, no 3° Festirua

3 out, 2021 | Destaques, Eventos, Lives

Festival reúne uma gama de espetáculos nacionais e internacionais em 30 dias de programação

Objetos, sombras, bonecos e máscaras para representar pessoas, animais ou ideias abstratas. É este universo que o 3° FESTIRUA – Festival Internacional de Teatro e Títeres e Rua vai trazer na quarta-feira, 6 de outubro, as 19h em transmissão ao vivo com a participação do argentino ex El Titiritero de Banfiel, Sergio Mercúrio, que fala português e fará a palestra on-line TEATRO DE ANIMAÇÃO: NOVOS MODOS, no canal do You Yube 

O premiado bonequeiro Sergio Mercúrio trabalha, desde 1992, exclusivamente na atividade artística como ator, bonequeiro, diretor de cinema e teatro, escritor e docente. Sua carreira perpassa pelo cinema, teatro, literatura e formação de pessoas com ênfase na atividade criativa.

As obras, a arte e o legado de Mercúrio fazem dele um renomado artista e, agora na programação do 3° Festirua, é uma oportunidade para admiradores deste segmento, artistas e comunidade se aperfeiçoarem neste gênero teatral e conhecer os novos modos do teatro de animação.

“Esta palestra vai abordar a contemporaneidade do teatro de animação. Sergio Mercúrio propõe um olhar no momento atual, busca refletir o que a pandemia trouxe para o teatro de animação e fala das expectativas para o futuro”, explica Sandra Baron, atriz, produtora cultural e coordenadora do Festirua.

O evento é uma realização da Cia Sandra Baron por meio do Ministério do Turismo, Secretaria Especial da Cultura e Lei Federal de Incentivo à Cultura. O projeto conta ainda com o apoio das prefeituras de Bombinhas, Itapema e Porto Belo.

Aproveite a oportunidade e participe! Dia 6 de outubro, às 19 horas, no You Tube

Mesa redonda sobre teatro de manipulação direta e objetos

Além da palestra do dia 6/10 com Sergio Mercúrio, a programação on-line do 3° Festirua traz, no dia 9 de outubro, sábado, às 19 horas, no You Tube , uma troca de ideias e conhecimento sobre Teatro de Manipulação Direta e Objetos.

Durante essa mesa redonda, os artistas Max Reinert, da Téspis Cia. de Teatro (Itajaí/SC) e Henrique Sitchin, da Cia Truks (São Paulo/SP) vão debater sobre esta técnica tradicional de teatro em que o boneco é manipulado à vista da plateia por uma, duas ou até três pessoas ao mesmo tempo pelo contato direto com o boneco.

3º Festirua – Festival Internacional de Teatro e Títeres de Rua

De 1º a 30 de outubro, crianças e adultos de todas as idades têm a oportunidade de assistir espetáculos de teatros de bonecos em uma rica programação que traz companhias nacionais e internacionais. São 30 dias de apresentações do universo lúdico de bonecos, capaz de encantar crianças e reavivar sonhos em adultos.

A terceira edição do Festival Internacional de Teatro e Títeres de Rua (Festirua), apresenta 30 companhias selecionadas, sendo seis internacionais e 24 nacionais de sete estados brasileiros. O Festival oferece, gratuitamente, 25 espetáculos de teatro de animação e três tutorias de como fazer teatro de bonecos. Além de toda essa programação on-line, que fica disponível no site www.festirua.com.br, dois espetáculos se apresentarão de forma presencial para a comunidade: dia 10/10, às 16h, no Balaio Cultural e 12/10, às 16h, na 9ª Festa das Crianças, ambas em Bombinhas; dia 15/10, às 9h30, no Palco das Artes, em Porto Belo; dia 15/10, às 15h30, no Espaço Cultural Nelson Santos (antigo mercado público), em Itapema.

Além dos vídeos dos espetáculos, o público terá a oportunidade de acompanhar transmissões ao vivo, no canal da Cia Sandra Baron no YouTube, sobre teatro de sombra, marionetes de fio, manipulação direta, lambe-lambe e bonecos de luva. A programação conta ainda com uma aula virtual do bonequeiro Bernd Ogrodnik, da Islândia, marionetista do filme “Strings” e um dos maiores construtores de marionetes de madeira do mundo.

Informações para imprensa: Michele Prada – imprensa.festirua@gmail.com – +55 (47) 98411-5156