Assim como a espada do samurai ou o violino do músico, o fantoche se torna uma extensão energética do artista. Aqui, o manipulador dá vida ao boneco, transfere energia vital para alcançar emoções e aflorar sentimentos no público. Como a construção adequada e a técnica de manuseio podem ajudar neste processo de dar vida ao boneco? Este é um dos assuntos tratados pelo renomado bonequeiro islandês Bernd Ogrodnik, em uma super aula virtual oferecida gratuitamente pelo 3° Festival Internacional de Teatro e Títeres de Rua (Festirua), dia 5 de novembro, às 12 horas, com tradução simultânea em português.
Esta master class, ministrada pelo marionetista do filme Strings e um dos maiores construtores de marionetes de madeira do mundo, foca a relação distinta entre o artista, o fantoche e o público e o que os une. “Neste segmento de teatro, o manipulador, também denominado titereiro, transmite ideias, histórias, educa, inspira, entretém e emociona. Para isso, é necessário ter conhecimento das técnicas e das ferramentas disponíveis para comunicar, encantar e divertir. Com Bernd Ogrodnik vamos aprender isso e muito mais. É um grande momento para artistas e interessados no teatro de formas animadas”, incentiva Sandra Baron, artista, bonequeira, produtora cultural e coordenadora do Festirua.
Durante a aula sobre a linguagem do fantoche, os participantes poderão ainda aprender mais sobre as técnicas inovadoras de construção de fantoches desenvolvidas por Bernd Ogrodnik, que também apresentará alguns dos fantoches exclusivos de sua coleção. Além disso, a transmissão terá interação com os participantes de várias partes do mundo.
A aula virtual com o especialista faz parte da programação do 3° Festirua, porém é apresentada conjuntamente por mais de uma dezena de festivais desde Argentina, Uruguai, Chile, Peru, Equador, Colômbia, República Dominicana, México e Brasil. São eles:
Argentina: Festival Internacional Mundo Títere Fest (Buenos Aires)
Uruguai: Festival Internacional de Marionetes “El Yorugua” (Montevidéu)
Chile: Festival Internacional “A Rebelião dos Bonecos”
Peru: Encontro Pedagógico / UNIMA Peru
Equador: Festival Internacional ” Titiri Cuenca” (Cuenca)
Colômbia: Festival Internacional de Marionetes“ Manuelucho” (Bogotá)
Titirifestival (Popayán)
República Dominicana: FITIJ Festival Internacional de Teatro Infantil e Juvenil (Santo Domingo)
México: Festival Internacional de Marionetes“ Rosete Aranda ”(Tlaxcala)
Marionete Internacional Festival “A Festa dos Bonecos” (Guadalajara)
Brasil: Festival Internacional de Teatro e Títeres de Rua “FESTIRUA” (Bombinhas, Santa Catarina)
Festival Internacional de Teatro para Crianças FESTIN CASCAVEL (Paraná)
Aproveite a oportunidade: dia 5 de novembro, às 12 horas, por meio de sala virtual. As inscrições são gratuitas e obrigatórias. Quer participar? Acesse o link e faça sua inscrição: https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSdwaCCgqBEpOx2LcN25j8zCMF44NqkJ_Q3KBe0H8wEED3UTIw/viewform.
Bernd Ogrodnik
Bernd Ogrodnik é artista importante no mundo dos fantoches desde 1986. Ele é o diretor artístico e cofundador do Centro de Artes de Marionetes da Islândia e atua como Mestre de Marionetes do Teatro Nacional da Islândia. Ogrodnik viajou pela Europa, Canadá, Estados Unidos e Ásia como artista, diretor, professor e palestrante em festivais internacionais de teatro, universidades e conferências.
Além disso, ele tem atuado, dirigido e criado marionetes e máscaras para diversos teatros e óperas ao redor do mundo, para colecionadores e museus, comerciais, televisão e cinema.
Ogrodnik também ganhou reputação mundial por meio de seu trabalho inovador como designer principal e titereiro do filme épico de marionetes Strings, que foi exibido em cinemas de todo o mundo e recebeu indicações e prêmios em festivais de cinema.
3º Festirua – Festival Internacional de Teatro e Títeres de Rua
De 1º a 30 de outubro, crianças e adultos de todas as idades tiveram a oportunidade de assistir espetáculos de teatros de bonecos em uma rica programação que trouxe companhias nacionais e internacionais. Foram 30 dias de espetáculos, oficina, lives, palestras e workshops.
O público que ainda tem interesse em assistir as lives realizadas durante o festival, podem acessar todo este conteúdo no canal da Cia Sandra Baron no YouTube. São vários encontros com profissionais renomados no segmento teatral que falam sobre teatro de sombra, marionetes de fio, manipulação direta, lambe-lambe e bonecos de luva.
O 3º Festirua é realizado pela Cia Sandra Baron por meio do Ministério do Turismo, Secretaria Especial da Cultura e Lei Federal de Incentivo à Cultura. O projeto conta ainda com o apoio das prefeituras de Bombinhas, Itapema e Porto Belo.
Fique atento!
O quê: Master Class A Linguagem do Fantoche, com renomado titereiro islandês, Bernd Ogrodnik.
Quando: 5 de novembro de 2021, às 12 horas.
Onde: sala virtual.
Inscrição gratuita e pelo link https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSdwaCCgqBEpOx2LcN25j8zCMF44NqkJ_Q3KBe0H8wEED3UTIw/viewform
Informações: www.festirua.com.br
Quer saber mais?
Veja a programação no site festirua.com.br. Acompanhe também nossas redes: @festiruaon e facebook.com/FestiruaOn.