Agende-se! 3º Festirua vem por aí…

21 set, 2021 | Destaques, Eventos

Contos Que As Sombras Contam – El Gecko Con Botas – Espanha

3º Festival Internacional de Teatro e Títeres de Rua contará com espetáculos de teatro de bonecos nacionais e internacionais, workshops tutoriais, lives e muito mais.

Circo El Secreto Del Funanbulista – México

De 1º a 30 de outubro, crianças e adultos de todas as idades têm a oportunidade de assistir espetáculos de teatros de bonecos em uma rica programação que traz companhias nacionais e internacionais. São 30 dias de apresentações do universo lúdico de bonecos, capaz de encantar crianças e reavivar sonhos em adultos.

Ninachaqui y el Runa  – Pepito Ron Teatro de Mimo y Títeres – Peru

A terceira edição do Festirua – Festival Internacional de Teatro e Títeres de Rua, este ano apresenta 30 companhias selecionadas, sendo seis internacionais e 24 nacionais de sete estados brasileiros. O Festirua oferece, gratuitamente, 25 espetáculos de teatro de animação e três tutorias de como fazer teatro de bonecos. Além de toda essa programação on-line, que fica disponível no site  festirua.com.br , dois espetáculos se apresentam de forma presencial nos dias 10, 12 e 15 de outubro nas cidades de Bombinhas, Itapema e Porto Belo.

Tic Tac, El Héroe Del Tiempo  – Compañía Omar Alvarez Títeres – Argentina

“Estamos muito felizes e orgulhosos com o resultado. Foram 134 inscrições e uma difícil curadoria selecionarou 30 espetáculos, o que oferece à população acesso à cultura e ao entretenimento e demonstração o potencial deste segmento importante cultural ”, inclui Sandra Baron, atriz, produtora cultural e coordenadora do Festirua.

O 3º Festirua é um festival de artes cênicas com foco no teatro de bonecos. Este ano, a maior parte da programação é on-line. Esta edição do Festirua traz como diferencial o alcance para os diversos públicos, como também possibilita a participação dos artistas em nível nacional e internacional, já que os espetáculos estão gravados e serão transmitidos pelo site do Festival. Com isso, companhias que até então não tinham participado no formato presencial farão parte da programação on-line.

De Dónde Soy – Chile

“Queremos contribuir para o intercâmbio artístico internacional, garantindo acessibilidade, democratização e troca de experiências na arte cênica do teatro de bonecos”, finaliza Sandra.

O evento é uma realização da Cia Sandra Baron por meio do Ministério do Turismo, Secretaria Especial da Cultura e Lei Federal de Incentivo à Cultura. O projeto conta ainda com o apoio das prefeituras de Bombinhas, Itapema e Porto Belo.

Saiba mais sobre a programação

A programação do 3º Festirua conta com a exibição de 28 vídeos de espetáculos de bonecos do mundo para o mundo todo, que ficarão disponíveis de 1º a 30 de outubro no site do festirua.com.br, em que um link levará o espectador para a plataforma gratuita da Filmjoin. É uma programação de qualidade, com renomadas artistas do Brasil, Argentina, Chile, Espanha, Islândia, México, Peru, Venezuela.

Erase Una Vez, Três Histórias cortas – Teatro de Títeres y Marionetas Colibrí – Venezuela

Além dos vídeos dos espetáculos, o público terá a oportunidade de acompanhar transmissões ao vivo, no canal da Cia. Sandra Baron no YouTube, sobre teatro de sombra, marionetes de fio, manipulação direta, lambe-lambe e bonecos de luva. O argentino Titiritero de Banfiel, Sergio Mercúrio, fará uma palestra on-line “Teatro de Animação: Novos Modos”. A programação conta ainda com uma aula virtual do bonequeiro Bernd Ogrodnik, alemão radicado na Islândia, marionetista do filme Strings e um dos maiores construtores de marionetes da madeira do mundo.

Neste ano, o 3º Festirua vai manter a tradição de apresentações presenciais. Com isso, os admiradores desta arte poderão prestigiar apresentações em Bombinhas (dias 10 e 12/10), Itapema (dia 15/10) e Porto Belo (dia 15/10). E, por fim, desde setembro, como parte da programação, está acontecendo a Oficina Bonecos em Casa, com aulas on-line e quinzenais que vão até novembro.

“É uma extensa programação de entretenimento de alta qualidade, de público livre, com alcance sem fronteiras. Com as apresentações on-line queremos chegar na casa das famílias e garantir que a cultura seja parte do dia a dia das pessoas. É uma grande oportunidade para o público e para os artistas”, finalizada Sandra Baron.

Quer saber mais?

Veja a programação no site festirua.com.br. Acompanhe também nossas redes: @festiruaon e facebook.com/FestiruaOn. Esclarecimentos pelo endereço eletrônico [email protected].

Informações para imprensa: Michele Prada – [email protected] – +55 (47) 98411-5156