Teatro de marionetes de fio é tema da próxima live do 3° Festirua

22 out, 2021 | Destaques, Eventos, Lives

Festival reúne uma gama de espetáculos nacionais e internacionais em 30 dias de programação.

Grupo Teatro de Títeres y Marionetes Colibri: Espetáculo Era-se una vez

Você já se encantou assistindo pequenos bonecos ou objetos sendo comandados pelas mãos habilidosas de um artista? Muitas crianças e adultos ainda trazem na memória histórias e experiências vividas por meio do teatro de marionetes de fio. É este universo mágico que o 3° Festival Internacional de Teatro e Títeres e Rua (Festirua) vai trazer no próximo sábado, 23 de outubro, às 19h, em transmissão ao vivo no canal youtube.com/c/CiaSandraBaronFestirua

Os renomados artistas Júlia Barnabé, da Cia Tu Mateixa Marionetes (São Paulo/SP) e Rubenval Meneses, do Grupo Ereoatá de Teatro (Lauro de Freitas/BA) vão compartilhar experiências e ampliar a discussão em torno do teatro de marionetes. Nesta forma tradicional de apresentação artística, os bonecos, manipulados por artistas através de cordéis, representam pessoas, animais e objetos animados.

Cia Tu Mateixa: Espetáculo “Laia e o Vôo da Imaginação”

Grupo Ereoatá de Teatro: Espetáculo “Metamorfose”

Sandra Baron, coordenadora do 3º Festirua, considera a técnica do teatro de marionetes de fios uma das técnicas mais difíceis e encantadoras, pois é necessário confeccionar boneco articulado, considerar a gravidade, estudar e planejar cada movimento do boneco. “As crianças vibram com o teatro de marionetes de fios, pois os bonecos se aproximam muito do público e a técnica exige muita habilidade do artista”, complementa Sandra.

O 3º Festirua é uma realização da Cia Sandra Baron por meio do Ministério do Turismo, Secretaria Especial da Cultura e Lei Federal de Incentivo à Cultura. O projeto conta ainda com o apoio das prefeituras de Bombinhas, Itapema e Porto Belo.

Aproveite a oportunidade e participe! Dia 23 de outubro, às 19 horas, no canal youtube.com/c/CiaSandraBaronFestirua.

Ainda dá tempo de prestigiar o Festirua

De 1º a 30 de outubro, crianças e adultos de todas as idades têm a oportunidade de assistir espetáculos de teatros de bonecos em uma rica programação que traz companhias nacionais e internacionais. São 30 dias de apresentações do universo lúdico de bonecos, capaz de encantar crianças e reavivar sonhos em adultos.

A terceira edição do Festival Internacional de Teatro e Títeres de Rua (Festirua), apresenta 30 companhias selecionadas, sendo seis internacionais e 24 nacionais de sete estados brasileiros. O Festival oferece, gratuitamente, 25 espetáculos de teatro de animação e três tutoriais de como fazer teatro de bonecos.

Além dos vídeos dos espetáculos, o público tem a oportunidade de acompanhar transmissões ao vivo, no canal da Cia Sandra Baron no YouTube, sobre teatro de sombra, marionetes de fio, manipulação direta, lambe-lambe e bonecos de luva. A programação conta ainda com uma aula virtual do bonequeiro Bernd Ogrodnik, da Islândia, marionetista do filme Strings e um dos maiores construtores de marionetes de madeira do mundo.

Sobre os participantes:

Júlia Barnabé, da Cia Tu Mateixa Marionetes (São Paulo/SP), é marionetista, palhaça, atriz e produtora. Formada em Pedagogia Jacques Lecoq de Teatro Físico na escola internacional Estudis Berty Tovías e em confecção de marionetes de fios na Casa-Taller de Marionetas de Pepe Otal, ambas em Barcelona, Espanha. Estudou construção de marionetes com o inglês Stephen Mottran, na Itália, e técnicas de manipulação de marionetes de fios com Angel Navarro, na Espanha. É integrante do coletivo Casa das Marionetistas Livres e da Rede de Bonequeiras Brasileiras. É colaboradora dos Palhaços Sem Fronteiras Brasil e integrante da Cia Cromossomos de palhaços desde sua fundação em 2013. Ministra oficinas de construção de marionetes de fios, manipulação de bonecos, teatro físico e palhaçaria.

Rubenval Meneses, do Grupo Ereoatá de Teatro (Lauro de Freitas/BA), é ator, bonequeiro e diretor teatral, licenciado pela Escola de Teatro da Universidade Federal da Bahia.
Criador dos grupos Ereoatá de Teatro de Bonecos e do Grupo Revolução Teatral, atualmente é coordenador técnico do Teatro Eliete Teles, no município Lauro de Freitas, Bahia.